Nosso patrono é o Professor Ademar Carcaes, Formador de professores de Matemática e Pedagogia, por muitos anos na UFPA, sendo importante colaborador da interiorização da UFPA , ministrando disciplinas em diversos municípios do Pará.  

                 Ao mestre nosso carinho e agradecimento.

Coordenador
Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros

 

Unidade Acadêmica: Campus de Abaetetuba

Subunidade Acadêmica: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
 

Área CNPQ: Ciências Exatas e Naturais
 

Área Temática Principal: EDUCAÇÃO
 

Linhas de Estudos e Pesquisas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -  Tendências para o Ensino de Matemática.

Apresentação

     O Laboratório de Ensino e Matemática da Amazônia Tocantina – LEMAT é um espaço de desenvolvimento de metodologias e estudos das práticas de ensino da Matemática, com propósito de atender aos alunos dos cursos de licenciatura, professores das escolas públicas e privadas e alunos do ensino Fundamental e Médio.

     As ações desenvolvidas no LAMAT serão voltadas à divulgação da Matemática como área de conhecimento científico e como linguagem. A fundamentação teórica abordada nas formações periódicas, centram-se nos princípios da Educação Matemática e suas tendências para o ensino.

     O LEMAT tem como parceiros: a coordenação Geral do Campus da UFPA de Abaetetuba, o Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências, o Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede – PROFOMAT de Abaetetuba. O coordenador do LEMAT, atua como docente nos referidos cursos de pós-graduação, com o propósito de vincular os resultados de pesquisa e produtos educacionais às práticas e projetos do LEMAT.

  Os projetos de Pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos no LEMAT, utilizam recursos gerados a partir de editas e contribuições dos seus parceiros. Atualmente o Programa de apoio ao desenvolvimento estudantil PCNA – Abaetetuba, conta com o apoio da Superintendência de Assistência Estudantil – SAEST, com fomentos à aquisição de equipamentos e remuneração de bolsistas.

OBJETIVOS

Geral

            Contribuir para a melhoria da formação inicial e continuada de professores, promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir da difundir uma nova concepção de Matemática como instrumento de cidadania e inserção social, compreendida como linguagem e área de conhecimento científico que possibilita a articulação interdisciplinar.

Específicos

 1- Instrumentalizar os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática com metodologias de ensino alternativas, visando a melhoria do processo ensino aprendizagem;

 2 - Preparar novos professores com a formação mais próxima das pesquisas recentes e imbuídos de um sentimento de indagação e procura;

 3 - Subsidiar os professores da Educação Básica com propostas pedagógicas envolvendo a utilização de metodologias alternativas para o ensino da Matemática, como também orientar a construção e utilização de material didático manipulável e de novas tecnologias no ensino-aprendizagem da Matemática;

 4 - Promover a integração entre o Compus universitário de Abaetetuba e e as escolas públicas e privadas da região da Amazônia tocantina, de modo a permitir a troca de experiências entre os acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática com os alunos e professores destas escolas;

 5 - Oportunizar ao licenciando de Matemática estruturar e exercitar propostas de ensino junto aos alunos das escolas públicas de ensinos Fundamental e Médio;

 6 - Estimular e capacitar os professores para atuarem como investigadores e pesquisadores no ambiente da sala de aula e possibilitar estratégias para manter uma visão crítica construtivista da sociedade e do currículo.

Metodologia

 

        O LEMAT atende os alunos em três período de aulas (manhã, tarde e noite) de segunda a sexta feira. Nos espaços do laboratório, os alunos tem cesso a computadores ligados à rede web, além de um espaço de sala de aula com quadro, televisão, data show e caixa de som.

   As escolas recebem periodicamente: palestras, exposições, cursos e oficinas voltadas ao apoio da aprendizagem da Matemática e sua linguagem. Da mesma forma, os professores recebem orientações didáticas a partir da formação continuada, voltada às práticas de sala de aula.

  Para ampliar suas ações, o LEMAT implementou a partir de 2016, o seu site: www.osvaldosb.com, no qual abriga suas produções e recursos didáticos, além de divulgar suas ações de formação para docentes e discentes, dos diferentes níveis de escolarização.

    As ações de Pesquisa são desenvolvidas a partir do Grupo e Estudos das Práticas Etnomatemáticas da Amazônia – GETNOMA, que além de realizar ações vinculadas aos programas de Pós-Graduação, parceiros do LEMAT, também assume a realização de eventos acadêmicos, com destaque para: tendo como principais eventos: Semana da Matemática de Abaetetuba – SEMAT e o Encontro Paraense de Etnomatemática.

    Visando ampliar as ações de extensão e ensino, foi criado o Grupo Sírius de Astronomia, que tem como propósito divulgar os conhecimentos da Astronomia e suas relações com a Matemática, que desde tempos remotos são utilizados em diferentes práticas sociais.

      Recentemente, as contribuições do LEMAT com as secretarias de municipais de educação, levou à criação do Grupo de Estudos e Pesquisas das Práticas Educativas em Canaã dos Carajás – GEPECC.

A partir da realização das programações, os encontros, que serão transmitidos e gravados na plataforma You Tube, no canal do LEMAT GETNOMA, as palestras estarão disponíveis para que outros interessados tenham acesso.

            

Plano de Trabalho do LEMAT

  1. Organizar parceria com secretarias municipais de educação;

  2. Estruturação de eventos para difusão de práticas docentes;

  3. Realização de palestras por meio eletrônico em vídeo conferência;

  4. Publicação audiovisual de produções científicas.

RESULTADOS ESPERADOS

            A partir da implantação do Seminários Temáticos do LEMAT , espera-se que:

  1. O professor de matemática, da Educação Básica, possibilite a diversificação de sua prática em sala de aula;

  2. O LEMAT contribua efetivamente para a melhoria da formação inicial e continuada de professores, promovendo a integração das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;

  3. Os professores desenvolvam uma nova visão de Matemática como instrumento de cidadania e inserção social esteja presente na concepção dos acadêmicos, docentes, professores e alunos da Educação Básica;

  4. O LEMAT tenha favorecido a integração das áreas que compõem a formação inicial do professor de Matemática, na medida em que proporciona a integração das disciplinas de formação pedagógica e as de formação profissional promovendo uma real aplicação das teorias desenvolvidas nessas disciplinas.

Um pouco da História do LEMAT
vídeo comemorativo de 5 anos do LEMAT,  Homenagem ao Prof. Ademar Cascaes.